O seu browser não suporta JavaScript! Bolsas e Financiamento | ISPA – Instituto Universitário
PT

Bolsas e Financiamento

O apoio social e económico prestado aos estudantes é parte integrante dos objectivos de promoção da justiça e de responsabilidade social prosseguidos pelo ISPA. Assim, foi desenvolvido um conjunto diversificado de medidas de apoio destinado aos estudantes economicamente carenciados, executadas pela Unidade de Acção Social e enquadradas pelo Conselho de Acção Social Escolar.

 

Bolsas disponíveis para Estudantes do ISPA

 

BOLSAS DE ESTUDO DO FUNDO DE AÇÃO SOCIAL DA DIREÇÃO GERAL DO ENSINO SUPERIOR (DGES)

As bolsas de estudo da DGES destinam-se aos estudantes considerados economicamente carenciados que frequentem cursos de licenciatura (1º ciclo), de mestrado integrado e de mestrados (2º ciclo).

Trata-se de uma bolsa de estudo renovável anualmente durante todo o período de vigência do ciclo de estudos e que visa ser uma comparticipação total ou parcial dos custos em propina e outros encargos académicos.
Para se candidatar a esta bolsa deve dirigir-se ao Gabinete de Acção Social do ISPA e solicitar a senha de acesso ao site de candidatura online.

SAIBA MAIS »

Regulamento

FAQ DGES

 


 

BOLSAS ISPA 

A bolsa do ISPA é um apoio prestado aos alunos considerados carenciados economicamente que não sejam elegíveis por motivo de nacionalidade ou aproveitamento para atribuição de bolsa DGES e que de acordo com a análise da sua condição poderão ter direito a uma redução no valor da propina anual.

 

Esta bolsa tem como únicos destinatários:

a) Alunos cuja Nacionalidade não seja abrangida pela Bolsa da DGES (nomeadamente todos alunos estrangeiros sem título de residência permanente em Portugal);

b) Alunos que por questões relacionadas com falta de aproveitamento, não possam ser bolseiros da DGES (serão analisados caso a caso de acordo com o regulamento).

Regulamento

Edital 2020/2021

Resultado do concurso de atribuição de Bolsas ISPA 2020/2021

 


 

"ISPA ATIVO" - BOLSA DE MÉRITO SOCIAL

Fazendo parte do Programa “ISPA Ativo”, a Bolsa de Mérito Social é uma iniciativa de cariz social e formativo que tem por objectivo apoiar, através da atribuição de bolsas mérito social, estudantes do ISPA, com dificuldades financeiras integrando-os em projectos de natureza formativa.

Desta forma, ao participar activamente em iniciativas e projectos da instituição, o aluno promove o seu desenvolvimento pessoal através da aquisição de competências transversais em áreas de actividade da comunidade académica, designadamente nas áreas relacionadas com a administração e suporte académico, cultural e científica.

Regulamento

  


 

BOLSAS DE MÉRITO E EXCELÊNCIA ESCOLAR ISPA

O ISPA instituiu dois tipos de bolsas de mérito: Bolsa Mérito e Bolsa de Excelência.

Ambas as bolsas visam reconhecer e distinguir os candidatos aos cursos de licenciatura e mestrado integrado e mestrado (2º ciclos), que apresentem aproveitamento escolar excepcional. Anualmente a Direcção do ISPA crl define o número máximo de bolsas a atribuir.

Regulamento

Informações e Editais (Ação Social, Bolsas de Estudo e Prémios de Mérito)

 

Bolsa de Excelência Escolar ISPA

A Bolsa de Excelência concede isenção total na propina anual de referência e inscrição anual a um número determinado de candidatos que ingressem nos cursos de licenciatura (incluindo primeiro ano do Mestrado Integrado em Psicologia) que apresentem as seguintes condições:
a) Média de admissão superior a 17 valores;
b) Provas de ingresso e média do ensino secundário com uma classificação não inferior a 165 pontos.
É ainda concedida uma Bolsa de Excelência no âmbito do Curso de mestrado em Psicologia Forense ao candidato com a melhor média de admissão que satisfaça a seguinte condição:
a) média de admissão superior a 16.5 valores

  

Bolsa de Mérito Escolar ISPA

A Bolsa de Mérito ISPA concede 70% de redução na propina anual de referência, taxa de candidatura e inscrição anual. Esta bolsa destina-se a candidatos a:
1. Cursos de licenciatura ISPA (incluindo primeiro ano de Mestrado Integrado em Psicologia) que ingressem pelo concurso geral, mudança de curso ou transferência (1º ano). Média de admissão superior a 165 pontos;
2. Cursos de Mestrado ISPA – incluindo os estudantes de Mestrado Integrado em Psicologia (MIP) que concluem licenciatura em Ciências Psicológicas no ISPA e transitam para o 4º ano do MIP – média de acesso superior a 16.50 valores;
3. Cursos de Mestrado ISPA em associação com a Universidade Católica Portuguesa - Candidatos que apresentem uma média de admissão superior a 16,00 valores.

 


 

PRÉMIO ANUAL DE APROVEITAMENTO ESCOLAR EXCEPCIONAL

Atribuído pela Direção Geral do Ensino Superior (DGES), trata-se de um prémio de natureza pecuniária atribuído a um número restrito de estudantes com média igual ou superior a 16 valores.

Regulamento

Atribuição de Bolsas de Mérito | Ano Letivo 2017/2018

Atribuição de Bolsas de Mérito | Ano Letivo 2018/2019

 


 

BOLSAS DE OUTRAS ENTIDADES

- Bolsa Gulbenkian Mais -

Prazo de candidatura: de 1/11/2020 a 01/07/2021

Para mais informação clique em aqui »

Destinatários:

Situações de carência económica grave, súbita ou pontual (perda de rendimentos do agregado familiar, despedimentos, layoff, etc.); devidamente comprovada por documentação que ateste as circunstâncias económicas atuais;
Nacionalidade portuguesa ou estrangeira com residência em Portugal há pelo menos dois anos à data do concurso;
Nota de candidatura ao ensino superior no curso em que está inscrito igual ou superior a 17 valores;
No caso de alunos no segundo ano do ensino superior ou seguintes, as classificações obtidas no ano letivo anterior, cuja média deverá ser de 14 ou mais valores e declaração da instituição de ensino sobre os créditos obtidos no ano letivo anterior que, no mínimo, deverão ter um valor de 54 ECTS. 

 


 

Consulte ainda

Área de questões frequentes do ISPA

Área de questões frequentes relativas às candidaturas às Bolsas da Direcção Geral do Ensino Superior (DGES)

Formulário Bolsa ISPA

Formulário Passe sub23 @superior.tp 

 

Contactos e Informações 

Coordenação: Sara Belo (Dr.ª);
e-mail: uas@ispa.pt;
Tel.: +351 218811700 (ext.225);
Atendimento Presencial: Apenas por marcação. Atualmente privilegiamos o atendimento por telefone e e-mail, reservando o atendimento presencial a situações muito particulares. Para agendamento de aendiemnto deve enviar e-mail para uas@ispa.pt indicando o motivo do atendimento e o seu contato.
Atendimento Telefónico: Segunda a Sexta-feira: 10:00h às 13:00h e das 14:30h às 17:00h.