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Psicologia

Psicologia da Educação - NOVO
Prémio de Psicologia - Atribuido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

Apresentação do Curso

O mestrado em Psicologia da Educação confere uma formação avançada nesta área do conhecimento e permite o exercício profissional autónomo de psicologia nos casos em que exista a titularidade de um licenciatura em Psicologia/Ciências Psicológicas e se cumpram  os demais requisitos definidos pela Ordem dos Psicólogos.

 

A formação avançada em Psicologia de Educação do ISPA é consonante com o Projecto Europeu do Diploma de Psicologia e com as formações de nivel superior em Psicologia ministradas na grande maioria dos países europeus.

 

Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

(A3ES) NCE/19/1900072

Plano de Estudos (D.R. 2.ª série)

 

 

Direcção do Curso

Duração, Estrutura do Curso e Nível de Qualificação Conferido

O Ciclo de Estudos tem a duração de 2 anos/4 semestres letivos, correspondendo a um total de 120 ECTS. A conclusão deste Ciclo de Estudos confere o grau de Mestre em Psicologia da Educação.

Habilita para a prática autónoma da Psicologia, desde que titular de uma licenciatura (1º ciclo) em Ciências Psicológicas ou Psicologia e cumpridos os requisitos exigidos pela Ordem dos Psicólogos.

O ISPA proporciona aos seus estudantes oportunidades de mobilidade académica que lhes permitem a obtenção de créditos e/ou a realização de trabalhos de investigação da Europa e resto do mundo.

Objectivos do Curso

  • aprofundar teorias, modelos e técnicas da Psicologia da Educação
  • desenvolver nos estudantes um pensamento reflexivo sobre a Educação através da apresentação de modelos teóricos e do estímulo à sua capacidade crítica, permitindo-lhes realizar avaliações e intervir nos diversos contextos e processos educativos
  • promover o exercício autónomo da Psicologia da Educação através de competências que permitirão ao futuro profissional agir em ambiente escolar, mas também num conjunto diversificado de outros espaços onde ocorrem processos de ensino-aprendizagem e desenvolvimento de aptidões
  • aperfeiçoar competências que permitam a realização de trabalhos de investigação e intervenção na área da Psicologia da Educação, bem como uma consciência ética que sustente as práticas profissionais

Saídas Profissionais e Estruturas de Intervenção

Entre as entidades empregadoras contam-se nomeadamente empresas, hospitais, serviços de saúde públicos e privados, serviços de segurança, e assistência social, estabelecimentos de ensino, serviços prisionais e de reinserção social, órgãos de administração central e local, empresas e organizações de solidariedade e apoio social, entre outros.

Plano de Estudos

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Apresentação do Curso

O mestrado em Psicologia Social e das Organizações confere uma formação avançada nesta área do conhecimento e permite o exercício profissional autónomo de psicologia nos casos em que exista a titularidade de um licenciatura em Psicologia/Ciências Psicológicas e se cumpram  os demais requisitos definidos pela Ordem dos Psicólogos.

 

A formação avançada em Psicologia Social e das Organizações do ISPA é consonante com o Projecto Europeu do Diploma de Psicologia e com as formações de nivel superior em Psicologia ministradas na grande maioria dos países europeus.

 

Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

A3Es NCE/19/1900073

Plano de Estudos (D.R. 2.ª série)

 

 

Duração, Estrutura do Curso e Nível de Qualificação Conferido

O Ciclo de Estudos tem a duração de 2 anos/4 semestres letivos, correspondendo a um total de 120 ECTS. A conclusão deste Ciclo de Estudos confere o grau de Mestre em Psicologia Social e das Organizações.

Habilita para a prática autónoma da Psicologia, desde que titular de uma licenciatura (1º ciclo) em Ciências Psicológicas ou Psicologia e cumpridos os requisitos exigidos pela Ordem dos Psicólogos.

O ISPA proporciona aos seus estudantes oportunidades de mobilidade académica que lhes permitem a obtenção de créditos e/ou a realização de trabalhos de investigação da Europa e resto do mundo.

Objectivos do Curso

  • formar psicólogos capazes de compreender e intervir sobre os fatores sociais e organizacionais que moldam o comportamento humano
  • focar a transmissão de conhecimento e desenvolvimento do saber pensar e do saber agir de uma forma autónoma e cientificamente sustentada, em diferentes contextos sociais
  • desenvolver o pensamento científico translacionado para o contexto aplicado em áreas de intervenção social/organizacional
  • dotar o aluno de know-how nas áreas de investigação aplicada e laboratorial fornecendo-lhe competências para a avaliação, diagnóstico e intervenção em gestão de recursos humanos recrutamento e seleção de pessoas, publicidade e comportamento do consumidor, intervenção social, intervenção em equipas, desporto e performance, entre outros
  • preparar o estudante para o futuro desconhecido e independente de tendências atuais, criando autonomia na procura de um conhecimento sempre em mutação

Saídas Profissionais e Estruturas de Intervenção

Entre as entidades empregadoras contam-se nomeadamente empresas, hospitais, serviços de saúde públicos e privados, serviços de segurança, e assistência social, estabelecimentos de ensino, serviços prisionais e de reinserção social, órgãos de administração central e local, empresas e organizações de solidariedade e apoio social, entre outros.

Plano de Estudos

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Psicologia Clínica - NOVO
Prémio de Psicologia - Atribuido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

Apresentação do Curso

O mestrado em Psicologia Clinica confere uma formação avançada nesta área do conhecimento e permite o exercício profissional autónomo de psicologia nos casos em que exista a titularidade de um licenciatura em Psicologia/Ciências Psicológicas e se cumpram  os demais requisitos definidos pela Ordem dos Psicólogos.

 

A formação avançada em Psicologia Clinica do ISPA é consonante com o Projecto Europeu do Diploma de Psicologia e com as formações de nivel superior em Psicologia ministradas na grande maioria dos países europeus.

 

 

Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

(A3ES) NCE/19/1900071

Plano de Estudos (D.R. 2.ª série)

 

 

Direcção do Curso

Duração, Estrutura do Curso e Nível de Qualificação Conferido

O plano de estudos tem a duração de 2 anos/4 semestres curriculares (120 ECTS).

 

O ISPA proporciona aos seus estudantes a oportunidade de frequência de programas de mobilidade e intercâmbio, ao abrigo de um vasto conjunto de protocolos de colaboração com universidades internacionais de referência, em particular no espaço europeu, na América do norte e Brasil.

Objectivos do Curso

- formar psicólogos com conhecimentos técnicos e científicos para a prática autónoma em contexto clínico

- formar uma nova geração de investigadores em Psicologia Clínica

- formar profissionais:

 

  • com competências relacionais e de comunicação para a prática da psicologia clínica
  • com competências que permitam a sua atualização ao longo da vida
  • com apetência para a divulgação da Ciência
  • e sensibilidade para os problemas societais atuais, o trabalho com minorias e com pessoas em situação de exclusão

Saídas Profissionais e Estruturas de Intervenção

O Ciclo de Estudos tem a duração de 2 anos/4 semestres letivos, correspondendo a um total de 120 ECTS. A conclusão deste Ciclo de Estudos confere o grau de Mestre em Psicologia Clínica.

Habilita para a prática autónoma da Psicologia, desde que titular de uma licenciatura (1º ciclo) em Ciências Psicológicas ou Psicologia e cumpridos os requisitos exigidos pela Ordem dos Psicólogos.

O ISPA proporciona aos seus estudantes oportunidades de mobilidade académica que lhes permitem a obtenção de créditos e/ou a realização de trabalhos de investigação da Europa e resto do mundo.

Plano de Estudos

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Apresentação do Curso

O Mestrado em Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento tem como principal objetivo o aprofundamento de modelos, teorias e técnicas, quer da Psicologia do Desenvolvimento, quer da Psicopatologia do Desenvolvimento.

 

Pretende-se que os estudantes desenvolvam um pensamento crítico e reflexivo sobre o desenvolvimento humano, apropriando-se de modelos teóricos e dados empíricos relevantes, que permitam aprofundar a compreensão de trajetórias desenvolvimentais adaptativas e desadaptativas. Estes conhecimentos devem sustentar as práticas de avaliação, prevenção e intervenção nos diferentes contextos de desenvolvimento, comtemplando a relação entre os padrões de funcionamento psicológico em cada etapa do desenvolvimento, o suporte neuropsicológico e os aspetos relacionais.

 

Pretende-se ainda que os estudantes sejam dotados da capacidade de projetar, conduzir e avaliar pesquisas científicas aplicadas, que lhes permitam estabelecer a ligação entre a prática e a ciência.

 

Este Mestrado pretende formar psicólogos especialistas em Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento com conhecimentos sólidos de modelos teóricos e dados empíricos relevantes, que sustentem práticas de avaliação, prevenção e intervenção nos diferentes contextos de desenvolvimento. Deste modo, o estudante deverá:

 

1. Adquirir e aprofundar conhecimentos relativos aos principais modelos de compreensão dos processos típicos e atípicos do desenvolvimento.

2. Adquirir competências que permitam compreender e analisar criticamente os dados da investigação enquadrada por modelos teóricos

3. Adquirir a capacidade de aplicar os conhecimentos científicos e as competências analíticas à prática na área da prevenção e da intervenção.

4. Adquirir competências que permitam projetar, conduzir e avaliar pesquisas científicas aplicadas e fundamentais.

5. Adquirir competências para delinear projetos de prevenção e de intervenção em diferentes contextos de desenvolvimento.

 

Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Processo (A3ES) NCE_18_0000149

Plano de Estudos (D.R. 2.ª série)

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Duração, Estrutura do Curso e Nível de Qualificação Conferido

O Ciclo de Estudos tem a duração de 2 anos/4 semestres letivos, correspondendo a um total de 120 ECTS. A conclusão deste Ciclo de Estudos confere o grau de Mestre em Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento.

 

Habilita para a prática autónoma da Psicologia, desde que titular de uma licenciatura (1º ciclo) em Ciências Psicológicas ou Psicologia e cumpridos os requisitos exigidos pela Ordem dos Psicólogos.

 

O ISPA proporciona aos seus estudantes oportunidades de mobilidade académica que lhes permitem a obtenção de créditos e/ou a realização de trabalhos de investigação da Europa e resto do mundo.

Apresentação do Curso

Este mestrado pretende formar profissionais independentes para a prática da psicologia forense nas suas diversas dimensões, como o apoio às forças policiais e aos tribunais, a avaliação psicológica em contexto forense, incluindo a avaliação de ofensores e vítimas, e o planeamento, seleção e aplicação de intervenções psicológicas nos diversos contextos e problemáticas da justiça (e.g., violência doméstica, delinquência juvenil), dotando os alunos de conhecimentos teóricos e multidisciplinares que os preparam para o contexto forense.

 

Na intervenção com ofensores os psicólogos forenses trabalham nas prisões, centros educativos, na reinserção social e eventualmente em hospitais. Na intervenção com vítimas trabalham em associações de apoio à vitima (e.g. APAV, CPCJ’s) e hospitais. Na avaliação de vítimas, ofensores e testemunhas de crime, trabalham no Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, em escritórios de advogados, nos tribunais e nas forças policiais.

 

Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Processo (A3ES) NCE_18_0000149

Plano de Estudos (D.R. 2.ª série)

 

 

Duração, Estrutura do Curso e Nível de Qualificação Conferido

O Ciclo de Estudos tem a duração de 2 anos/4 semestres letivos, correspondendo a um total de 120 ECTS. A conclusão deste Ciclo de Estudos confere o grau de Mestre em Psicologia Forense.

 

Habilita para a prática autónoma da Psicologia, desde que titular de uma licenciatura (1º ciclo) em Ciências Psicológicas ou Psicologia e cumpridos os requisitos exigidos pela Ordem dos Psicólogos.

 

O ISPA proporciona aos seus estudantes oportunidades de mobilidade académica que lhes permitem a obtenção de créditos e/ou a realização de trabalhos de investigação da Europa e resto do mundo.

Estágios

As oportunidades de estágios em contexto forense, contemplam desde a avaliação e intervenção a vítimas de crime (e.g. APAV; CPCJ’s), até propostas mais diretamente ligadas com perícias (e.g., Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses) e intervenção com ofensores (e.g. Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais).

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Apresentação do Curso

A Neuropsicologia tem como objetivo o estudo e compreensão das relações entre sistema nervoso e comportamento, fornecendo ferramentas para sua avaliação e técnicas para a intervenção, integradas num quadro fenomenológico da Psicologia. É cada vez mais uma área fundamental de intervenção em diversos contextos.

 

A Neuropsicologia é uma área da Psicologia que trabalha com inputs e em interface com muitas áreas, nomeadamente as neurociências, a neurologia, a psicologia clínica ou a psiquiatria, permitindo  corresponder às necessidades colocadas pela sociedade em vários domínios, nomeadamente pessoas com disfunção cerebral em qualquer fase da vida, e necessidades daí recorrentes de avaliação e  reabilitação. 

 

Duração, Estrutura do Curso e Nível de Qualificação Conferido

O mestrado tem a duração de 2 anos/4 semestres letivos, correspondendo a um total de 120 ECTS.

 

1º Ano: frequência de unidades curriculares
2º Ano: Estágio curricular e elaboração de uma Dissertação original.

 

 

Processo (A3ES) NCE/14/01986

Objectivos do Curso

Este Mestrado permite aos estudantes adquirir:
 

  • Bases aprofundadas para o estudo e compreensão das relações entre cérebro e comportamento;
  • Conhecimentos de síndromes neuropsicológicas, teoria neuropsicológica, testes neuropsicológicos, neuroanatomia, doenças neurológicas e lesão cerebral e défice, etc;
  • Conhecimentos e competências de consulta, avaliação e intervenção neuropsicológicas, relevantes para a prática clinica;
  • Capacidade de problematizar e procurar soluções conceptuais e metodológicas para uma melhor compreensão da relação entre funcionamento cerebral e funções cognitivas;
  • Desenvolver competências de investigação em Neuropsicologia.

Destinatários

Destinado especificamente a licenciados em Psicologia, o programa visa preparar para a prática profissional independente como psicólogo. Trata-se de uma formação diferenciada que prepara os estudantes para trabalharem na área da Neuropsicologia, tendo em conta o normativo legal de acesso à Ordem dos Psicólogos Portugueses previsto na Lei 57/2008 de 4 de Setembro bem como as recomendações presentes no European Diploma in Psychology / European Framework for Psychologists' Training

Parceria ISPA - ICS/UCP

O Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e o ISPA – Instituto Universitário, duas das Instituições com maior tradição no panorama do Ensino Superior português, associam-se como parceiros estratégicos criando um consórcio para a área da Neuropsicologia e das Neurociências.

 

Esta parceria assenta na partilha de sinergias, quer ao nível dos recursos humanos (particularmente de docentes altamente qualificados e com formações complementares), quer ao nível de recursos técnicos (como laboratórios de referência, sistema de monitorização de vídeo, electro encefalografia, entre outros).

 

Do compromisso das duas Instituições num projeto de ensino, investigação e intervenção social de excelência resulta uma das melhores ofertas formativas da Europa nesta área. 

Local de realização do curso

Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa

Palma de Cima | 1649-023 Lisboa

Contatos

Instituto de Ciências da Saúde |Universidade Católica Portuguesa

Palma de Cima | 1649-023 Lisboa
Telef. 217 214 147| Fax: 217 263 980
saude@lisboa.ucp.pt | www.ics.lisboa.ucp.pt

 

ISPA – Instituto Universitário
Rua Jardim do Tabaco, nº 34 - 1149-041 Lisboa 
Tel. (+351) 218 811 700/ Fax: (+351) 218 860 954
info@ispa.pt | www.ispa.pt

Psicologia
Prémio de Psicologia - Atribuido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

Apresentação do Curso

Nesta primeira fase de formação os estudantes adquirem conhecimentos nas áreas básicas da Psicologia, contactando com as principais teorias e métodos desta disciplina. Obtêm igualmente formação em áreas científicas afins, indispensáveis a uma compreensão global e integrada do comportamento humano, habilitando para a utilização crítica do conhecimento e para a pesquisa, na observância de exigências éticas próprias da Psicologia.

 

O curso fornece uma sólida formação de base em Psicologia e em áreas científicas afins, de modo a possibilitar uma compreensão global e integrada do comportamento humano.

 

 

Direcção do Curso

Duração, Estrutura do Curso e Nível de Qualificação Conferido

O plano de estudos da licenciatura em Psicologia têm a duração de 3 anos/6 semestres curriculares (180 ECTS).

 

O ISPA proporciona aos seus estudantes a oportunidade de frequência de programas de mobilidade e intercâmbio, ao abrigo de um vasto conjunto de protocolos de colaboração com universidades internacionais de referência, em particular no espaço europeu, na América do norte e Brasil.

 

Objectivos do Curso

Pretende-se que o estudante:

 

  • Adquira conhecimentos sobre o desenvolvimento da Psicologia como ciência fundamental e aplicada
  • Adquira conhecimentos sobre as principais áreas fundamentais da Psicologia
  • Adquira competências de Investigação em Psicologia
  • Adquira conhecimentos sobre as áreas de Intervenção da Psicologia
  • Conheça os racionais subjacentes à avaliação em Psicologia
  • Conheça e apropriar-se dos princípios éticos que enquadram o exercício da psicologia
  • Adquira competências de aprendizagem que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia

Saídas Profissionais e Estruturas de Intervenção

O plano de estudos da Licenciatura em Psicologia têm a duração de 3 anos/6 semestres curriculares (180 ECTS). A obtenção do grau de Mestre é necessária para obter o título profissional de Psicólogo/a, pelo que esta Licenciatura é o primeiro passo de formação essencial para aceder à especialização que os Mestrados do ISPA oferecem.

 

Caso o estudante opte por ficar apenas com a Licenciatura em Psicologia, não poderá trabalhar enquanto Psicólogo mas poderá desempenhar funções com supervisão, em contextos como:

               

  • Hospitais e serviços de saúde
  • Recursos Humanos, recrutamento e consultoria
  • Autarquias e serviços do Estado
  • Organizações Não-Governamentais
  • Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS)
  • Serviços prisionais e de reinserção social
  • Instituições de Ensino Superior

 

O ISPA proporciona aos seus estudantes a oportunidade de frequência de programas de mobilidade e intercâmbio, ao abrigo de um vasto conjunto de protocolos de colaboração com universidades internacionais de referência, em particular no espaço europeu, na América do norte e Brasil.

Horário do Curso

Diurno ou Pós-laboral

Plano de Estudos

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Vagas, Calendários, Propinas

Calendário de Acesso e Ingresso (apresentação de candidaturas)

Calendário Letivo

Valores de Inscrição e Propina

Vagas de Acesso por Concurso/Regime de candidatura

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Psicologia - especialização em Psicologia Clínica
Prémio de Psicologia - Atribuido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

Apresentação do Curso

O mestrado em Psicologia na área da Psicologia Clinica confere uma formação avançada nesta área do conhecimento e permite o exercício profissional autónomo de psicologia nos casos em que exista a titularidade de um licenciatura em Psicologia/Ciências Psicológicas e se cumpram  os demais requisitos definidos pela Ordem dos Psicólogos.

 

A formação avançada em Psicologia Clinica do ISPA é consonante com o Projecto Europeu do Diploma de Psicologia e com as formações de nivel superior em Psicologia ministradas na grande maioria dos países europeus.

 

 

Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Processo (A3ES) ACEF/1112/12682

Plano de Estudos (D.R. 2.ª série)

Despacho de Adequação do Ciclo de Estudos

 

 

Duração, Estrutura do Curso e Nível de Qualificação Conferido

O plano de estudos tem a duração de 2 anos/4 semestres curriculares (120 ECTS).

 

O ISPA proporciona aos seus estudantes a oportunidade de frequência de programas de mobilidade e intercâmbio, ao abrigo de um vasto conjunto de protocolos de colaboração com universidades internacionais de referência, em particular no espaço europeu, na América do norte e Brasil.

Objectivos do Curso

O ciclo de estudos respeita as orientações do grupo de trabalho, nomeado ministerialmente, para definir os “conteúdos mínimos” dos cursos da área da Psicologia em Portugal, em que, desde o início, o ISPA esteve representado. Respeita também as orientações do Diploma Europeu de Psicologia.

 

O ciclo de estudos tem como objectivo geral a qualificação profissional de Psicólogos para atribuição do EuroPsy/Diploma Europeu de Psicólogo. A concessão do grau de mestre pressupõe a demonstração das seguintes competências fundamentais:

  • Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão a um nível em que:
    • Sustentando-se nos conhecimentos obtidos ao nível do 1.º ciclo, os desenvolva e aprofunde;
    • Permitam e constituam a base de desenvolvimentos e ou aplicações originais, nomeadamente em contexto de investigação;
  • Saber aplicar os seus conhecimentos e a sua capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com a sua área de estudo.
  • Possuir capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem.
  • Ser capazes de comunicar as suas conclusões, e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades.
  • Possuir competências de aprendizagem que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo.

Saídas Profissionais e Estruturas de Intervenção

Entre as entidades empregadoras contam-se nomeadamente empresas, hospitais, serviços de saúde públicos e privados, serviços de segurança, e assistência social, estabelecimentos de ensino, serviços prisionais e de reinserção social, órgãos de administração central e local, empresas e organizações de solidariedade e apoio social, entre outros.

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Apresentação do Curso

O mestrado em Psicologia na área da Psicologia Social e das Organizações confere uma formação avançada nesta área do conhecimento e permite o exercício profissional autónomo de psicologia nos casos em que exista a titularidade de um licenciatura em Psicologia/Ciências Psicológicas e se cumpram  os demais requisitos definidos pela Ordem dos Psicólogos.

 

A formação avançada em Psicologia Social e das Organizações do ISPA é consonante com o Projecto Europeu do Diploma de Psicologia e com as formações de nivel superior em Psicologia ministradas na grande maioria dos países europeus.

 

Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Processo (A3ES) ACEF/1112/12682

Plano de Estudos (D.R. 2.ª série)

Despacho de Adequação do Ciclo de Estudos

 

 

Duração, Estrutura do Curso e Nível de Qualificação Conferido

O plano de estudos tem a duração de 2 anos/4 semestres curriculares (120 ECTS).

 

O ISPA proporciona aos seus estudantes a oportunidade de frequência de programas de mobilidade e intercâmbio, ao abrigo de um vasto conjunto de protocolos de colaboração com universidades internacionais de referência, em particular no espaço europeu, na América do norte e Brasil.

Objectivos do Curso

O ciclo de estudos respeita as orientações do grupo de trabalho, nomeado ministerialmente, para definir os “conteúdos mínimos” dos cursos da área da Psicologia em Portugal, em que, desde o início, o ISPA esteve representado. Respeita também as orientações do Diploma Europeu de Psicologia.

 

O ciclo de estudos tem como objectivo geral a qualificação profissional de Psicólogos em conformidade com o EuroPsy/Diploma Europeu de Psicólogo. A concessão do grau de mestre pressupõe a demonstração das seguintes competências fundamentais.

  • Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão a um nível em que:
    • Sustentando-se nos conhecimentos obtidos ao nível do 1.º ciclo, os desenvolva e aprofunde;
    • Permitam e constituam a base de desenvolvimentos e ou aplicações originais, nomeadamente em contexto de investigação;
  • Saber aplicar os seus conhecimentos e a sua capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com a sua área de estudo.
  • Possuir capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem.
  • Ser capazes de comunicar as suas conclusões, e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades.
  • Possuir competências de aprendizagem que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo.

Saídas Profissionais e Estruturas de Intervenção

Entre as entidades empregadoras contam-se nomeadamente empresas, hospitais, serviços de saúde públicos e privados, serviços de segurança, e assistência social, estabelecimentos de ensino, serviços prisionais e de reinserção social, órgãos de administração central e local, empresas e organizações de solidariedade e apoio social, entre outros.

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Psicologia - especialização Psicologia Educacional
Prémio de Psicologia - Atribuido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

Apresentação do Curso

O mestrado em Psicologia na área da Psicologia educacional confere uma formação avançada nesta área do conhecimento e permite o exercício profissional autónomo de psicologia nos casos em que exista a titularidade de um licenciatura em Psicologia/Ciências Psicológicas e se cumpram  os demais requisitos definidos pela Ordem dos Psicólogos.

 

A formação avançada em Psicologia Educacional do ISPA é consonante com o Projecto Europeu do Diploma de Psicologia e com as formações de nivel superior em Psicologia ministradas na grande maioria dos países europeus.

 

Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Processo (A3ES) ACEF/1112/12682

Plano de Estudos (D.R. 2.ª série)

Despacho de Adequação do Ciclo de Estudos

 

 

Duração, Estrutura do Curso e Nível de Qualificação Conferido

O plano de estudos tem a duração de 2 anos/4 semestres curriculares (120 ECTS).

 

O ISPA proporciona aos seus estudantes a oportunidade de frequência de programas de mobilidade e intercâmbio, ao abrigo de um vasto conjunto de protocolos de colaboração com universidades internacionais de referência, em particular no espaço europeu, na América do norte e Brasil.

Objectivos do Curso

O ciclo de estudos respeita as orientações do grupo de trabalho, nomeado ministerialmente, para definir os “conteúdos mínimos” dos cursos da área da Psicologia em Portugal, em que, desde o início, o ISPA esteve representado. Respeita também as orientações do Diploma Europeu de Psicologia.

 

O ciclo de estudos tem como objectivo geral a qualificação profissional de Psicólogos para atribuição do EuroPsy/Diploma Europeu de Psicólogo. A concessão do grau de mestre pressupõe a demonstração das seguintes competências fundamentais:

  • Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão a um nível em que:
    • Sustentando-se nos conhecimentos obtidos ao nível do 1.º ciclo, os desenvolva e aprofunde;
    • Permitam e constituam a base de desenvolvimentos e ou aplicações originais, nomeadamente em contexto de investigação;
  • Saber aplicar os seus conhecimentos e a sua capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com a sua área de estudo.
  • Possuir capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem.
  • Ser capazes de comunicar as suas conclusões, e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades.
  • Possuir competências de aprendizagem que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo.

Saídas Profissionais e Estruturas de Intervenção

Entre as entidades empregadoras contam-se nomeadamente empresas, hospitais, serviços de saúde públicos e privados, serviços de segurança, e assistência social, estabelecimentos de ensino, serviços prisionais e de reinserção social, órgãos de administração central e local, empresas e organizações de solidariedade e apoio social, entre outros.

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