O seu browser não suporta JavaScript! Psicanálise Clínica e Aplicada | ISPA – Instituto Universitário
PT

Psicanálise Clínica e Aplicada

Psicanálise Clínica e Aplicada
Colóquio de Psicanálise: "Psicanálise Clínica e Aplicada"
Colóquio de Psicanálise 2019

Sexta, Outubro 18, 2019 - 09:00

Sábado, Outubro 19, 2019 - 17:00


Auditório 1

 

Irá ter lugar, nos próximos dias 18 e 19 de outubro de 2019, o Colóquio de Psicanálise: "Psicanálise Clínica e Aplicada".

 

O colóquio de psicanálise do ISPA 2019, será dedicado a três temas: 1) A intervenção clínica na depressão, 2) A Psicanálise fora do setting clínico 3) Diálogo entre modelos psicoterapêuticos.

 

A depressão é uma manifestação transversal à maioria do sofrimento e patologia. Expressa-se como depressão reativa, depressão latente (depressividade), depressão de inferioridade, depressão anaclítica, depressão falhada, depressão melancólica. Convidamos os profissionais que utilizam uma orientação analítica ou combinam elementos da orientação psicanalítica com outras intervenções, a mostrarem exemplos de como trabalham com a depressão, a forma de ajudar os pacientes a ultrapassarem a depressão. Não apenas a mostrarem os sintomas e padecimento habitual dos pacientes, como eles eram no início da terapia e uns tempos depois, mas sobretudo a explicitarem o que focaram, e o que fizeram para o paciente melhorar. Como intervieram.

 

A aplicação da psicanálise fora do ambiente clínico é tão antiga como a própria psicanálise. Os contextos são os mais diversos tanto no setor privado ou público, abrangendo as áreas do Trabalho, Saúde, Educação, Social, Negócios, Política e Cultural. A ideia é convidar colegas que trabalham nesses contextos para mostrarem como a sua prática profissional é influenciada pelo background psicanalítico, ou seja, como a psicanálise os ajuda a entender as situações e a intervir.

 

Hoje em dia, a maioria dos psicoterapeutas identifica-se com mais do que uma orientação teórica. Embora tendo uma orientação principal, sentem-se atraídos a dialogar com orientações diferentes. Vamos abordar este diálogo e integração da psicanálise/psicoterapia psicanalítica e outros modelos (terapias emocionais/ experienciais, Gestalt, terapias cognitivo-comportamentais, terapias fenomenológico-existenciais, terapias humanistas, constructivistas, terapia familiar/sistêmica, psicodrama, etc.). A ideia é convidar profissionais que utilizam e/ou combinam elementos da orientação psicanalítica e de outras orientações (independentemente da sua orientação principal ser ou não analítica) a mostrarem exemplos dessa complementaridade na prática clínica.

 

Convidamo-lo cordialmente a submeter um resumo para uma comunicação ou mini-workshop no Colóquio de Psicanálise, ISPA, dias 18 e 19 de Outubro de 2019.

As comunicações terão um máximo de 15 minutos. Os mini-workshops terão um máximo de 50 minutos sendo eminentemente práticos ou com visualização de sessões de vídeo.

 

As propostas de comunicações ou mini-workshop podem ser enviadas para coloquiopsicanalise2019@gmail.com e incluir nome do autor, email, nota biográfica (máximo de 2 linhas), título provisório (máximo 60 caracteres incl. espaços) e resumo de 100 a 150 palavras e palavras-chave.

 

A data limite de receção de submissões: 31 de julho de 2019.

 

Comissão Organizadora
António Pazo Pires
Victor Amorim Rodrigues
Pedro Aleixo
José Abreu Afonso
Alexandre Vaz

 

Comissão Científica
Eduardo Sá
Luís Delgado
António Pazo Pires