O seu browser não suporta JavaScript! Marisa Quaresma | ISPA – Instituto Universitário
PT

Corpo Docente

Marisa Quaresma
Marisa Quaresma

Informação Geral

Categoria Académica: 
Professor Auxiliar
Departamento: 
Educação

Qualificações Académicas

Doutoramento em Educação, na especialidade de Didática da Matemática, obtido em 2018, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Interesses de Investigação

- Didática da Matemática;

- Formação de professores;

- Desenvolvimento profissional de professores; 

- Estudo de Aula;

- Ensino e Aprendizagem dos Números Racionais;

- Desenvolvimento do Raciocínio Matemático.

Principais Publicações

Quaresma, M., & Ponte, J. P. (2019). Dinâmicas de reflexão e colaboração entre professores do 1.º ciclo num estudo de aula em Matemática. Bolema, 33(63), 368-388. 

 

Quaresma, M., Winsløw C., Clivaz S., Ponte J., Ní Shúilleabháin A., & Takahashi A. (Orgs.) (2018). Mathematics Lesson Study Around the World. Theoretical and Methodological Issues. ICME-13 Monographs. Germany, Cham: Springer.

 

Quaresma, M., & Ponte, J. P. (2017). Dinâmicas de aprendizagem de professores de Matemática na elaboração de um diagnóstico dos conhecimentos dos alunos num estudo de aula. Quadrante, 26(2), 43-68.

 

Quaresma, M., & Ponte, J. P. (2017). Participar num estudo de aula: A perspetiva dos professores. Boletim GEPEM, 71, 98-113.

 

Ponte, J. P., & Quaresma, M. (2016). Teachers’ professional practice conducting mathematical discussions. Educational Studies in Mathematics, 93(1), 51-66.