O seu browser não suporta JavaScript! Francisco Peixoto | ISPA – Instituto Universitário
PT

Newsletter ISPA

Corpo Docente

Francisco Peixoto
Francisco Peixoto

Informação Geral

Categoria Académica: 
Professor Auxiliar
Departamento Cientifico-Pedagógico: 
Psicologia da Educação
Unidade de Investigação: 
Centro de Investigação em Educação
Gabinete: 
226
Extensão: 
332

Qualificações Académicas

Doutoramento em Psicologia, Universidade do Minho, Portugal (2003)

Interesses de Investigação

Desenvolvimento de Autoconceito e Autoestima durante a adolescência e a sua relação com o contexto escolar
Processos socio-psicológicos na aprendizagem e desenvolvimento
Componentes afetivos na aprendizagem, nomeadamente os relacionados com a motivação
Dinâmicas relacionais (família e pares) e sua relação com a adaptação académica
Cultura organizacional em escolas
Identidade docente, motivação de professores, resiliência em professores

Principais Publicações

Monteiro, V., Mata, L., & Peixoto, F. (in press) Intrinsic Motivation Inventory: Psychometric properties in the context of first language and mathematics learning. Psicologia: Reflexão e Crítica, 28 (3).


Pipa, J., & Peixoto, F. (2014). Tipo de ensino e autoconceito artístico de adolescentes. Estudos de Psicologia (Campinas) 31, 159 - 167. doi: 10.1590/0103-166X2014000200002


Granjo, M., & Peixoto, F. (2013). Contributo para o estudo da Escala de Valores Humanos de Schwartz em professores. Laboratório de Psicologia, 11, 3 - 17. doi: 10.14417/lp.699


Reis, I. G., & Peixoto, F. (2013). “Os meus pais só me criticam" – Relações entre práticas educativas parentais (perfecionismo e crítica) e a autoestima, o autoconceito académico, a motivação e a utilização de estratégias de self-handicapping. Análise Psicológica, 31, 345 - 358. doi: 10.14417/ap.805


Mata, M. L., Monteiro, V., & Peixoto, F. (2012). Attitudes towards mathematics: Effects of individual, motivational, and social support factors. Child Development Research, 2012 (2). 1 - 10. doi: 10.1155/2012/876028