O seu browser não suporta JavaScript! Projeto HOPEs | ISPA – Instituto Universitário
PT

Newsletter ISPA

Projeto HOPEs

Projeto HOPEs
Happiness, Optimism, Positivity and Ethos in schools

 

O ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida faz parte do consórcio, composto por 7 instituições de 5 países europeus, do Projeto HOPEs, sendo a equipa do ISPA constituída por Francisco Peixoto, José Castro Silva, Maria de Lourdes Mata, Maria João Gouveia e Patrícia Pacheco.

 

Projeto HOPEs é financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa ERASMUS + KA2 - Cooperação para a Inovação e o Intercâmbio de Boas Práticas (Parcerias Estratégicas para a Educação Escolar). A parceria estratégica envolvendo cinco países europeus foi criada com base na vasta experiência de todos os membros do consórcio em temas relacionados com a Psicologia Positiva, Psicologia da Educação e Educação para a Cidadania.

 

O reforço da capacidade dos professores para interagir positivamente e influenciar o comportamento e as competências dos alunos terá como principal impacto uma educação com mais qualidade. Durante os dois anos de implementação do projeto será desenvolvido um programa educacional inovador baseado no quadro teórico da psicologia positiva e educação para a cidadania. Os professores que beneficiarem da formação estarão mais motivados para melhorar os seus métodos de ensino e para orientar os seus alunos em questões relacionadas com a consciência pessoal, resiliência psicológica, felicidade e positividade.

 

Início do projeto

O projeto foi lançado em setembro de 2016, tem a duração de 24 meses e é implementado em cinco países da UE (Chipre, Grécia, Irlanda, Malta e Portugal).

 

Fases do projeto

  • Numa primeira fase, pretende-se identificar as necessidades de formação de professores do 1º ciclo em relação a áreas como o bem-estar, resiliência, depressão, ansiedade, stress e valores. A recolha desta informação será baseada em três instrumentos psicométricos administrados junto de um total de 120 professores representativos dos países do consórcio.
  • Numa fase posterior, serão elaborados relatórios nacionais focados nos principais resultados produzidos por cada parceiro.

 

Objetivos

  • Desenvolver, testar e publicar um programa educativo inovador sobre EP
  • Enriquecer o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores com base em 6 módulos: autoconhecimento, educação do caráter, positividade, resiliência, relações positivas e felicidade
  • Familiarizar os professores das escolas do 1º ciclo com os princípios, métodos e técnicas de PE e EC, de modo a criar uma cultura positiva nas escolas do 1º ciclo
  • Criar e publicar um programa de formação online HOPEs

 

Kick-off
A primeira reunião ocorreu nos dias 7 e 8 de novembro de 2016 e foi organizada pela equipa coordenadora do projecto (Cyprus Pedagogical Institute), em colaboração com GRANTXPERT CONSULTING Ltd e Instituto de Desenvolvimento Ltd (N. Charalambous).

 

2ª reunião

A 2ª Reunião será realizada em Malta nos dias 2 e 3 de fevereiro de 2017. Todos os parceiros do consórcio participarão da reunião.

 

Consórcio

Cyprus Pedagogical Institute of the Ministry of Education and Culture - Chipre (Coordenação)
N. Charalambous Institute of Development Ltd - Chipre
ICEPE - Irelanda
Panteion University of Social and Political Sciences - Grécia
Grantxpert Consulting Ltd - Chipre
Department of Psychology at the University of Malta - Malta
ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida - Portugal