O seu browser não suporta JavaScript! Experiências de lá e de cá: Educação, Saúde e “Cura” | ISPA – Instituto Universitário
PT

Experiências de lá e de cá: Educação, Saúde e “Cura”

Experiências de lá e de cá: Educação, Saúde e “Cura”
CEC Co(n/m)Vida | Experiências de lá e de cá: Educação, Saúde e “Cura”
CEC Co(n/m)Vida

Sexta, Maio 03, 2019 - 11:00

Sexta, Maio 03, 2019 - 12:30


Sala de atos

Irá realizar-se, no próximo dia 3 de maio de 2019, o 2.º encontro do ciclo CEC Co(n/m)Vida, à luz do tema Experiências de lá e de cá: Educação, Saúde e “Cura”.

 

A partir da sua experiência pessoal e profissional em países africanos, constituída ao longo de vários anos vivendo na Guiné-Bissau, Costa do Marfim, entre outros, Vanda Medeiros traz uma partilha reflexiva acerca do contexto cultural, educativo, social e sanitário destes países.

Cruzando com a experiência do atendimento psicológico do Centro de EtnoPsicologia Clínica, Ana Isabel Pereira propõe um diálogo através da ilustração de configurações clínico-transculturais de 3 adolescentes.

 

Vanda Medeiros é licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras de Lisboa e especializou-se Estudos Europeus e Gestão de Projetos, na Bélgica.
Trabalha desde 2002 em cooperação para o desenvolvimento em diferentes países africanos. Participou em diversos projetos em áreas de intervenção como: educação (formal e não-formal), reforço institucional e capacitação de organizações da sociedade civil, eleições, igualdade de género e direitos humanos, em organizações internacionais como ONG, União Europeia e Nações Unidas.
Viveu e trabalhou em locais remotos e em contacto direto com as comunidades, o que lhe permitiu desenvolver um conhecimento profundo da realidade na África Ocidental relativamente a costumes e tradições que influenciam quotidianamente a relação com o mundo, sobretudo na Guiné-Bissau e Costa do Marfim, dominando algumas das línguas africanas locais.

 

Ana Isabel Pereira, é Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta de Orientação Psicanalítica pela Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica, exerce actualmente actividade clínica a tempo integral, em contexto público e privado.
Tem desenvolvido trabalho nas articulações entre o pensamento psicanalítico, os contextos educativos e o atendimento psicológico transcultural. Integra a equipa do Centro de Etnopsicologia Clínica, onde desenvolve actividade clínica e de investigação, com projecto de Doutoramento na área da Adolescência, Multiculturalidade e Psicanálise.

 

A entrada é livre.