O seu browser não suporta JavaScript! Neurociências Cognitivas e Comportamentais | ISPA – Instituto Universitário
PT

Newsletter ISPA

Neurociências Cognitivas e Comportamentais

Apresentação do Curso

As Neurociências Cognitivas e Comportamentais são uma área emergente do conhecimento que tem como objeto as bases biológicas da cognição e do comportamento, focando-se em particular no papel do sistema nervoso nestes processos psicológicos. Envolve uma articulação entre um sólido domínio da Psicologia, nomeadamente no âmbito do estudo dos processos cognitivos e emocionais, uma compreensão clara da organização e funcionamento do sistema nervoso, bem como dos princípios e conceitos fundamentais da Biologia. Devido à multiplicidade de conhecimentos envolvidos, este plano de estudos tem um carácter interdisciplinar, integrando conceitos, teorias e técnicas das Neurociências com conhecimentos e teorias que emergem da Psicologia e da Biologia.

 

Duração, Estrutura do Curso e Nível de Qualificação Conferido

O mestrado tem a duração de 2 anos/4 semestres letivos, correspondendo a um total de 120 ECTS.

 

1º Ano: frequência de unidades curriculares
2º Ano: Estágio curricular e elaboração de uma Dissertação original.

 

Plano de Estudos (D.R. 2.ª série).

Objectivos do Curso

Este Mestrado tem um carácter interdisciplinar e encontra-se organizado em dois ramos:

 

  • O Ramo Aplicado, que permite aos estudantes a aquisição de competências de intervenção aplicadas a contextos profissionais, com acesso a conhecimentos aprofundados nesta área em contextos de doença (nomeadamente nas áreas das Perturbações Neurodesenvolvimentais, Neurodegenerativas ou na Psicofarmacologia). Este ramo é dirigido a profissionais da área das Ciências da Saúde, permitindo uma maior eficiência no seu exercício profissional;

 

  • O Ramo Fundamental, que privilegia o desenvolvimento de competências para a prática da investigação científica, fornecendo uma sólida formação interdisciplinar e uma forte componente de metodologias de investigação que potenciam o desenvolvimento de uma carreira de investigação científica nesta área, quer académica quer na indústria biomédica.

 

Mais informação sobre o Plano de Estudos.

 

Destinatários

Podem candidatar-se titulares do grau de licenciatura organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha ou pré-Bolonha nos domínios das Ciências do Comportamento, nomeadamente Psicologia, Ciências da Vida e da Saúde ou áreas afins.

 

Realça-se que este ciclo de estudos não habilita para a prática profissional independente como psicólogo.

Parceria ISPA - ICS/UCP

O Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e  o ISPA – Instituto Universitário, duas das Instituições com maior tradição no panorama do Ensino Superior português, associam-se como parceiros estratégicos criando um consórcio para a área da Neuropsicologia e das Neurociências.

Esta parceria assenta na partilha de sinergias, quer ao nível dos recursos humanos (particularmente de docentes altamente qualificados e com formações complementares), quer ao nível de recursos técnicos (como laboratórios de referência, sistema de monitorização de vídeo, electro encefalografia, entre outros).

 

Do compromisso das duas Instituições num projeto de ensino, investigação e intervenção social de excelência resulta uma das melhores ofertas formativas da Europa nesta área. 

Local de realização do curso

ISPA – Instituto Universitário

Rua Jardim do Tabaco, 34
1149 - 041 Lisboa

Contatos

ISPA – Instituto Universitário
Rua Jardim do Tabaco, nº 34 - 1149-041 Lisboa
Tel. (+351) 218 811 700/ Fax: (+351) 218 860 954
info@ispa.pt | www.ispa.pt


Instituto de Ciências da Saúde | Universidade Católica Portuguesa
Palma de Cima | 1649-023 Lisboa
Telef. 217 214 147| Fax: 217 263 980
saude@lisboa.ucp.pt | www.ics.lisboa.ucp.pt