O seu browser não suporta JavaScript! Desenvolvimento Comunitário | ISPA – Instituto Universitário
PT

Newsletter ISPA

Desenvolvimento Comunitário

Desenvolvimento Comunitário
Prémio de Psicologia - Atribuido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

Apresentação do Curso

O Desenvolvimento Comunitário é uma área de estudos emergente e proporciona uma formação multidisciplinar nas ciências sociais e humanas, orientada para a promoção de intervenções de mudança transformativa e de sustentabilidade ao nível das comunidades urbanas e/ou rurais.

Abre perspectivas de carreira nos mais variados domínios da intervenção comunitária, abrangendo a capacidade de planeamento e avaliação de projectos e programas com propósitos de mudança social transformativa em domínios cruciais como a promoção da integração comunitária, a prevenção da violência e a organização comunitária.

As saídas profissionais incluem a criação ou integração em organizações e programas nas mais variadas áreas do desenvolvimento social e humano, nas autarquias, em organismos nacionais e internacionais de Desenvolvimento Comunitário, entre outras.

 

Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Processo (A3ES) CEF/0910/12647.

 

Plano de Estudos (D.R. 2.ª série). (2017/2018 - em atualização)
Despacho de Acreditação do Curso.

 

Direcção do Curso

Duração, Estrutura do Curso e Nível de Qualificação Conferido

O Ciclo de Estudos tem a duração de 6 semestres lectivos, num total de 180 ECTS. A conclusão deste Ciclo de Estudos confere o grau de Licenciado em Desenvolvimento Comunitário.

 

O ISPA proporciona aos seus estudantes a oportunidade de frequência de programas de mobilidade e intercâmbio, ao abrigo de um vasto conjunto de protocolos de colaboração com universidades internacionais de referência, em particular no espaço europeu, na América do norte e Brasil.

 

A conclusão deste Ciclo de Estudos confere o grau de Desenvolvimento Comunitário e permite o acesso a ciclos de estudos conducentes ao grau de mestre (2ºs ciclos).

Objectivos do Curso

O 1º Ciclo em Desenvolvimento Comunitário tem como objectivo primordial proporcionar aos estudantes conhecimentos nas áreas básicas das ciências sociais e humanas em ligação com a intervenção e investigação junto da comunidade.

 

Procura-se assegurar uma formação científica e um perfil profissional especializado na concepção, implementação e avaliação de programas preventivos e de intervenção em contextos comunitários com problemáticas associadas à pobreza, ao abuso de substâncias, à violência interpessoal, à integração comunitária de grupos étnicos ou outros em situação de vulnerabilidade acrescida decorrente da deficiência, doença mental, orientação sexual ou outras formas de exclusão.

 

O curriculum em Desenvolvimento Comunitário permite a articulação entre os vários domínios teórico-práticos associados ao desenvolvimento regional e local, urbano e rural, privilegiando o envolvimento dos vários agentes nos percursos de desenvolvimento como as autarquias, as organizações não-governamentais e outros organismos nacionais e internacionais bem como plataformas ou redes de base comunitária formais ou informais.

Horário do Curso

Diurno ou Pós-laboral

Vagas, Calendários, Propinas

Calendário Letivo
Vagas de Acesso por Concurso/Regime de candidatura

 

Mais informações

Telefone para mais informações

E-mail para mais informações