O seu browser não suporta JavaScript! Biologia Marinha e Conservação | ISPA – Instituto Universitário
PT

Newsletter ISPA

Biologia Marinha e Conservação

Apresentação do Curso

Este inovador ciclo de estudos oferece uma sólida formação de base teórica em Biologia Marinha e em Conservação dos Ecossistemas Marinhos, áreas centrais de investigação dos membros da equipa docente do curso. Desta forma, o conhecimento gerado no âmbito da investigação de excelência no ISPA nestas áreas do conhecimento, em concreto no âmbito do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, uma unidade de investigação na área do mar que reúne mais de 400 investigadores de seis universidades portuguesas, recentemente classificada como “Excelente” na última avaliação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), é traduzido num plano de curso centrado para o fornecimento de competências que permitam uma completa e integrada compreensão do funcionamento dos ecossistemas marinhos.

Mas para além da sólida formação teórica, é preocupação central deste ciclo de estudos o contacto com a prática. O ISPA trabalha há muitos anos em estreita articulação com instituições públicas, empresas e organizações não-governamentais com ação na área da conservação marinha, tendo os estudos de base que justificaram a criação do Parque Marinho Professor Luiz Saldanha no Parque Natural da Arrábida, sido realizados pelo ISPA. Esta componente aplicada da gestão dos ecossistemas marinhos é suportada pelo Centro de Biociências do ISPA, sendo uma mais-valia deste curso quando comparado com outros similares existentes em Portugal permitindo aos estudantes aplicar os seus conhecimentos na prática durante os dois anos de formação do mestrado.

 

 

Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Processo (A3ES) NCE/11/01741.

Plano de Estudos (D.R. 2.ª série).

Duração, Estrutura do Curso e Nível de Qualificação Conferido

O Mestrado em Biologia Marinha e Conservação tem a duração 4 semestres letivos, correspondendo a um total de 120 ECTS.

O ISPA proporciona aos seus estudantes a oportunidade de frequência de programas de mobilidade e intercâmbio, ao abrigo de um vasto conjunto de protocolos de colaboração com universidades internacionais de referência, em particular no espaço europeu, na América do Norte e Brasil. Existe ainda uma forte ligação a empresas, institutos e outras organizações através de protocolos para a realização do Estágio no 2º ano.

A conclusão deste Ciclo de Estudos confere o grau de Mestre em Biologia Marinha e Conservação e possibilita a candidatura ao 3º ciclo via académica (Doutoramento) ou profissionalizante.

Objectivos do Curso

Este ciclo de estudos fornece uma formação especializada em Biologia Marinha e Conservação dos Ecossistemas Marinhos integrando as principais teorias e métodos de estudo e análise com uma abordagem prática às problemáticas da gestão dando em opção dois perfis no 2º ano com maior peso para: 

i) uma componente aplicada integrando os alunos em empresas, institutos ou organizações com quem o ISPA estabelece protocolos e realizando o seu estágio nas mesmas;

 

ii) uma componente científica e de desenvolvimento de trabalho de investigação. 

Este ciclo de estudos promove o desenvolvimento de competências de aprofundamento teórico e análise crítica, a aprendizagem de técnicas avançadas de estudo em laboratório e no campo e a realização de trabalhos científicos originais e estudos aplicados à biologia marinha e conservação.

São objetivos específicos do Mestrado em Biologia Marinha e Conservação:

1. Compreender e integrar de modo aprofundado as principais teorias da Biologia Marinha e da Conservação de Ecossistemas e utilizar de forma profissional e competente os principais métodos e técnicas;

2. Compreender os fenómenos biológicos de base que influenciam os processos ecológicos marinhos e as suas implicações para as estratégias de conservação;

3. Dominar a análise estatística avançada de dados ecológicos e a interpretação dos resultados obtidos;

4. Conceber, projetar, adaptar e realizar investigação científica em Biologia Marinha e Conservação, respeitando os princípios éticos subjacentes ao processo de investigação e ao uso de animais em experimentação;

5. Comunicar as conclusões dos trabalhos efetuados assim como os pressupostos teóricos e metodológicos subjacentes de forma clara e profissional a públicos diversos: cientistas, decisores, gestores e ao público em geral;

6. Transmitir e promover o conhecimento científico e a sua integração no contexto social e cultural.

Saídas Profissionais e Estruturas de Intervenção

Quadros de institutos, empresas ou organizações não-governamentais na área do ambiente e da conservação, empresários, investigadores ou técnicos especializados, carreira docente universitária, professores do ensino básico e secundário.

Horário do Curso

Diurno.

Destinatários

Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Biologia Marinha e Conservação os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em Biologia ou áreas similares, nomeadamente Ciências do Ambiente, Taxonomia, Botânica, Genética, Engenharia Zootécnica.

 

Course information in English Click here »»

Vagas, Calendários e Propinas

Calendário de Acesso e Ingresso (apresentação de candidaturas)

Calendário Letivo
Vagas de Acesso por Concurso/Regime de candidatura

Mais informações

Telefone para mais informações

E-mail para mais informações