O seu browser não suporta JavaScript! Bioinformática | ISPA – Instituto Universitário
PT

Newsletter ISPA

Bioinformática

Apresentação do Curso

Para além de ser pioneira em Portugal, a Licenciatura em Bioinformática garante uma formação sólida e multidisciplinar que combina conhecimentos nas áreas da biologia, da matemática e da informática e, ainda, competências práticas de aplicação da tecnologia à resolução de problemas científicos complexos. A componente de formação teórica e metodológica prepara os alunos para o trabalho em ambiente académico e de investigação, enquanto que a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos permitirá uma integração rápida e produtiva na indústria.

A Licenciatura abre perspetivas de carreira nas tecnologias de informação nas áreas de programação, redes e bases de dados e de investigação científica nos campos da genómica, exploração de dados biológicos, aprendizagem automática, modelagem e simulação.

 

Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
Processo (A3ES) NCE/13/00496.

Plano de estudos (D. R. 2.ª Série)

Direcção do Curso

Duração, Estrutura do Curso e Nível de Qualificação Conferido

O Ciclo de Estudos tem a duração de 6 semestres lectivos, correspondendo a um total de 180 ECTS.

 

O ISPA proporciona aos seus estudantes a oportunidade de frequência de programas de mobilidade e intercâmbio, ao abrigo de um vasto conjunto de protocolos de colaboração com universidades internacionais de referência, em particular no espaço europeu, na América do norte e Brasil.

 

A conclusão deste Ciclo de Estudos confere o grau de Licenciado em Bioinformática e permite o acesso a ciclos de estudos conducentes ao grau de mestre (2ºs ciclos).

Objectivos do Curso

Pretende-se fornecer uma formação diversificada e equilibrada no campo multidisciplinar da Bioinformática, com o objetivo de formar profissionais altamente qualificados que combinem: Bons conhecimentos nas áreas da biologia e ciências da vida; uma boa preparação teórica em matemática e ciências da computação; e o desenvolvimento de fortes competências práticas na aplicação de ferramentas e metodologias tecnológicas à resolução de problemas complexos de processamento e análise de grandes quantidades de dados e modelação de fenómenos biológicos. A componente de formação teórica e metodológica deverá preparar os alunos para o trabalho em ambiente académico e de investigação. O destaque na aplicação prática dos conhecimentos adquiridos ao longo do ciclo de estudos deverá permitir uma integração rápida e produtiva em ambientes de trabalho académicos ou na indústria.

 

Destacamos:

1. Desenvolver uma postura profissional autónoma, responsável, crítica e ética.

2. Compreender e integrar os conceitos da biologia necessários à realização de projetos bioinformática em contextos de investigação.

3. Dominar os métodos de análise estatística de dados experimentais e a interpretação dos resultados obtidos.

4. Compreender as noções fundamentais da conceção, projeto e realização da investigação científica.

5. Compreender e aplicar as ferramentas, métodos e tecnologias estudados de forma efetiva.

6. Desenvolver o sentido crítico na análise dos métodos e ferramentas disponíveis, que permita a avaliação rigorosa das suas qualidades, limitações e âmbito de aplicação.

7. Dominar o processo de conceção, desenho, desenvolvimento e manutenção de sistemas informáticos em ambiente de operação real.

8. Comunicar as conclusões dos trabalhos efetuados assim como os pressupostos teóricos e metodológicos subjacentes de forma clara e profissional.

Saídas Profissionais e Estruturas de Intervenção

Instituições de investigação públicas ou privadas, Universidades, escolas, laboratórios, autarquias e outros organismos estatais, Indústria farmacêutica, investigação clínica, biotecnológica, agroalimentar e florestal. Empresas tecnológicas, de desenvolvimento de software, consultoras, análise de dados nos sectores de serviços e financeiros.

Vagas, Calendários e Propinas

Calendário Letivo
Vagas de Acesso por Concurso/Regime de candidatura

Bioinformática nos Media

Mais informações

Telefone para mais informações

E-mail para mais informações